A Importância dos carros elétricos para o meio ambiente nos próximos 20 anos

Por Washington Gomes

O carro elétrico assumiu o status de um dos símbolos da preservação ambiental e luta contra o aquecimento global já que, segundo o entendimento popular, não emitem gases prejudiciais ao meio ambiente ou à saúde. Com isso o carro elétrico também é associado a alta tecnologia pela indústria automobilística nos dias de hoje.

Mas o que é um veículo elétrico?

Veículo elétrico é um tipo de veículo propulsionado por um motor elétrico, para transportar ou conduzir pessoas, objetos ou um tipo de carga específica. Os carros elétricos diferenciam dos veículos usuais pelo fato de utilizarem um sistema de propulsão elétrica e não a solução comum de motor de combustão interna. O motor elétrico usa energia armazenada em baterias recarregáveis, que depois é convertida em energia elétrica para alimentar um motor que fará a sua conversão em energia mecânica, possibilitando que o veículo se mova.

carro

Modelo elétrico de 1909 sendo recarregado. Fonte: vehiclepassion.com 

A invenção do veículo eléctrico é atribuída a várias pessoas. Em 1828, Ányos Jedlik, um húngaro que inventou um tipo primitivo de motor elétrico, criou um pequeno carro modelo alimentado por seu novo motor. Porém entre 1832 e 1839, Robert Anderson da Escócia inventou um carro elétrico que usava uma bateria recarregável alimentada por um pequeno motor elétrico onde o veículo era pesado, caro e precisava frequentemente de recarga o que não era nada vantajoso para a época. O veículo elétrico dominou os EUA no início do século XX. No entanto, foram superados pelos automóveis a gasolina produzidos pela Ford, que por causa do baixo preço e bom desempenho, conquistaram o mercado e deixaram os carros elétricos de lado.

Diferenças entre os motores

Nos motores elétricos é a energia elétrica quem faz o motor girar, utilizando-se o conceito da indução eletromagnética. Este efeito ocorre quando uma corrente elétrica passa por um fio. Ao passar por este fio a corrente elétrica gera ou induz um campo magnético. O motor elétrico de um carro.  Um exemplo de um motor elétrico são os encontrados em bombas de água, aspiradores de pó e outros eletrodomésticos. Eles não emitem gases. O que alimenta o motor é um conjunto de baterias que são constantemente recarregadas.

O motor de combustão, de outra maneira, funciona pela reação entre o combustível (diesel, gasolina, etanol, biodiesel), oxigênio e calor. Dentro de um motor a combustão interna estes três elementos são misturados em certas proporções e temos como resultado uma ‘explosão‘ extremamente controlada, que como resultado gera energia cinética – movimento. Além do movimento alguns elementos químicos são gerados pela mistura dentre eles Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Carbono (CO2), Dióxido de Enxofre (SO2), material particulado (fuligem) e outros. Estes elementos podem variar dependendo do tipo de combustível, de sua qualidade e da regulagem do motor.

As Principais Vantagens do veículo elétrico

carro 1

http://www.veiculoeletrico.blog.br/2016/02/volkswagen-prepara-carro-eletrico.html 

Diminuição drástica dos resíduos poluentes, energia de fonte renovável, melhor eficiência energética, condução mais agradável por ser bastante silencioso. Caso todos os carros de uma cidade fossem elétricos, a poluição sonora seria bem menor.

Menor custo de manutenção e operação, o custo atual da eletricidade comparado com o preço do combustível torna o custo do km rodado muito mais barato com um veículo elétrico. A quantidade menor de peças móveis e de filtragem faz com que haja menos desgaste mecânico, tornando a manutenção simplificada. Não haveria poluição de mares com a busca de petróleo para combustíveis.

No Brasil, teríamos também o benefício de não existir energia adulterada. A bateria é, com certeza, o ponto forte deste quesito. Porém, caso a mesma fosse alugada, por exemplo, ao invés de ser comprada, o custo de operação aumentaria significativamente, porém ainda ficaria vantajoso.

Os carros elétricos contribuem de forma direta para preservação do meio ambiente, pois, como funcionam à energia recarregável através de suas baterias, não emitem gases como o CO² que é um dos principais vilões do clima no mundo. Esses carros ainda mantêm um valor elevado em comparação aos carros movidos a combustível tradicional. Entretanto, muitos governos têm incentivado sua fabricação por conta da economia e sustentabilidade. Um exemplo disso é o que ocorre nos EUA, onde o Governo Federal repassa à população, em incentivos fiscais, até 7 mil dólares para compra de carros elétricos.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade mostra que em São Paulo a poluição chega a ser 2,5 vezes maior do que o limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde e entre 2006 e 2011, mais de 99 mil pessoas morreram por doenças ligadas à poluição. No Rio de Janeiro, por exemplo, 75% da poluição está relacionada com os automóveis.

Com o aumento de vendas destes veículos elétricos nos próximos 20 anos poderíamos dizer que a camada de ozônio estaria com uma diminuição de gases muito alta comparada aos dias de hoje.

Por que os carros elétricos ainda não dominaram o mercado?

Um dos principais problemas para o carro elétrico nos dias de hoje é a demora de recarga da bateria que pode chegar a 12 horas para que fique recarregada completamente. Outros problemas são: o alto preço para a fabricação do carro elétrico, carregadores para alimentação das baterias e a potencia que não equivale aos carros movidos à combustão.

Saiba mais:

http://www.ecologiaurbana.com.br/sustentabilidade/carros-eletricos-um-conceito-de-sustentabilidade/

http://www.sermelhor.com.br/ecologia/o-quanto-o-carro-eletrico-e-realmente-ecologico.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s