EAD, Futuro da nova educação?

grafico 2

Por Lucas Vinicius

O ensino à distância no Brasil está crescendo (veja a evolução em milhões na tabela abaixo). A quantidade de cursos vem aumentando e isso faz com que as pessoas fiquem mais interessadas em saber sobre o assunto.

A graduação à distância vem sendo muito procurada principalmente pela flexibilidade no horário e também pelos preços mais acessíveis em relação ao ensino presencial. Essas vantagens para quem tem a agenda cheia está sendo um dos pontos fortes para se formar no curso desejado.

Apesar de responder por apenas 3,6% do total de cursos de graduação oferecidos no país, a EAD é a modalidade de ensino que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. Só entre 2011 e 2012, de acordo com dados do Censo da Educação Superior do MEC/Inep, o aumento no número de matrículas foi de 12,2%, enquanto nos cursos presenciais esse índice ficou em torno dos 3%. A EAD também já responde por 19,7% dos ingressantes e 16,6% dos concluintes da Educação Superior.

a

x

Site do gráfico: www1.folha.uol.com.br/

 

Reconhecimento do MEC nos cursos EAD

Todo ano milhares de novos cursos superiores são reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura. As matrículas de bacharelado, licenciatura e cursos superiores tecnológicos à distância já somam mais de um milhão, de acordo com o último Censo da Educação Superior, divulgado em 2013.

A licenciatura é o grau com mais alunos EAD, seguida pelos cursos superiores de tecnologia (tecnólogo) e bacharelado. A maior parte dos alunos de graduação EAD estuda em faculdades privadas. Veja quais são os cursos mais procurados no país, segundo o MEC.

  1. Pedagogia
  2. Administração
  3. Serviço social
  4. Competências Gerenciais
  5. Ciências Contábeis
  6. Gestão de Pessoal/Recursos Humanos
  7. Administração Pública
  8. Letras – Licenciatura
  9. Matemática – Licenciatura
  10. Biologia – Licenciatura

O ensino a distância vem sendo mais considerado, muitos dos cursos estão sendo agora reconhecido pelo MEC, o reconhecimento é porque estão aumentando a quantidade de cursos e a qualidade ano a ano.

 

Diferencial do ensino à distancia

Os cursos a distancias tanto os alunos quantos os professores não precisam estarem juntos em uma sala com horário marcado, as aulas são feitas de casa não necessariamente com professores e alunos juntos as atividades são feitas pela internet, mas as provas são presenciais (Mesmo a distância, o Ministério da Educação exige que as avaliações sejam feitas na instituição), as frequências são contabilizadas por atividades feitas. Também é bom saber que tanto a graduação a distância quanto a presencial tem a mesma carga horaria.

Conclusão

EAD é uma boa opção para quem tem pouco tempo livre já que a maioria das vezes quem estuda pode fazer praticamente tudo no computador, como o ensino a distância também é reconhecido pelo MEC, não há diferença nos diplomas emitidos pelos cursos presenciais ou a distância, ambos tem a mesma validade para comprovação de título, no diploma não informa sobre qual foi a modalidade em que o curso foi concluído, então mesmo quando alguém que conclui o curso a distância tem o mesmo valor de quem fez a faculdade presencial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s