Nikko Shonin e a missão do discípulo

Por Marystela Rocha Francine Rocha

Nikko imagem hoje

O budismo conta com diversas ramificações. Uma delas é a doutrina maaiana. Dentro desta doutrina, há diversas linhas e eu sigo uma delas, que foi fundada pelo mestre Nichiren Daishonin, monge que viveu no Japão no século XIII.

Os praticantes do budismo de Nichiren fazem uma oração diária chamada Daimoku e no Gongyo. No final da Oração  devotamos nossa gratidão a Nikko Shonin, que foi o principal discípulo do mestre Nichiren Daishonin.

Nikko Shonin nasceu no dia 8 de março de 1246, na pequena vila de Kaje Kasaul, perto do rio Fuji, no Japão. Quando ele era criança, seu pai faleceu, sua mãe casou-se novamente e ele foi criado pela sua avó materna. Aos 7 anos de idade, entrou para o sacerdócio e se dedicou aos estudos da escola (Tendai) de chinês clássico, literatura japonesa, poesia, caligrafia, entre outras matérias.

Em 1258, quando Nikko tinha apenas 13 anos, foi designado para auxiliar um sacerdote chamado Nichiren. O mestre buscava nos sutras* esclarecimentos da causa das calamidades que assolavam o Japão naquela época e assim conseguir provas para fundamentar sua tese sobre o estabelecimento do ensino correto, para a paz da nação.

Nikko ficou impressionado com os conhecimentos de Nichiren Daishonin e sua profunda compreensão sobre os ensinamentos budistas e decidiu tornar-se seu discípulo. Nikko acompanhou Nichiren em todos os seus exílios à península de Izu e à ilha de Sado. Ajudou o mestre a escrever várias teses e compilou as preleções sobre o Sutra de Lótus,

proferido pelo seu mestre. Ele se dedicou intensamente à propagação do budismo de Nichiren Daishonin.Aos 61 anos de idade, sentindo a aproximação de sua morte, o mestre Nichiren designou Nikko Shonin como seu legítimo sucessor, por meio de dois documentos de transferência escritos em setembro de 1282 e em 13 de outubro de 1282, dia de sua morte.

Após o falecimento de Daishonin, dos seis sacerdotes seniores que juraram proteger o Verdadeiro Budismo, somente Nikko Shonin compreendeu profundamente a verdadeira intenção do Buda Original e preservou seus ensinos com pura fé, criando a base para apropagação, e os transmitiu às futuras gerações.

Além disso, criou várias gerações de discípulos herdeiros do espírito de Daishonin, que dariam continuidade aos ensinamentos de seu mestre. Por essa razão, Nikko Shonin representa a figura do sacerdote no conceito dos três tesouros do Budismo de Nichiren Daishonin. Nikko Shonin faleceu no dia 6 de fevereiro de 1333, 24 dias após escrever “Os Vinte e Seis Artigos de Advertência”, que contêm as orientações para os futuros discípulos que herdaram o verdadeiro espírito de Nichiren Daishonin e asseguram a realização do Kossen-rufu (paz mundial).

A importância do Sutra de Lótus Sutra (सूत्र em sânscrito) é um substantivo derivado do verbo √siv, que significa costurar. Entre outros pontos em comum da ramificação maainaa, a linhagem do mestre Nichiren afirma que o Sutra do Lótus torna os demais sutras budistas verdades parciais. Os ensinamentos anteriores teriam sido proferidos por Sidarta Gautama em caráter provisório, de acordo com a capacidade dos ouvintes, enquanto que, no Sutra do Lótus, Buda profere seus ensinos a partir de um ponto absoluto, definitivo. O Sutra de Lótus expressa que: Dentre os sutras, este é o rei soberano”. Outro tópico essencial do budismo de Nichiren é a utilização de um único mantra, Nam-myo- ho-ren- gue-kyo, que, em uma tradução simples, significa “Devoto-me à lei mística do Sutra da lei maravilhosa da flor do Lótus”, mas cujas sílabas desdobram-se em outros significados.

O daimoku (como é chamado o mantra) encerraria, em si, a lei do universo e despertaria a natureza de Buda em quem recita. Portanto, outro pilar da fé nos ensinamentos de Nichiren seria o poder de atingir o estado de Buda na existência atual e, através da disseminação dos ensinos (Shakubuku), buscar a paz mundial (kosen-rufu).

Por isso, em um mundo de valores invertidos, precisamos mais do que nunca elevarpersistentemente o brado da verdade e da justiça. A missão do discípulo é vencer e mostrar aprova real do correto ensino, assim como fez Nikko Shonin.

Link do Sutra do Lótus

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s