O Embate Final de Moby Dick Contra a Vingança

Por Renata Guedes

Moby Dick trata da grande obsessão de um homem contra um ser “irracional” e da ganância de homens que, para ganhar um dobrão prometido, abraçaram esta causa, embarcando no navio Pequod atrás deste cachalote.

Nesta aventura, alguns tinham ciência de que talvez não voltariam, se continuassem com esta loucura. Outros estavam totalmente envolvidos na loucura do capitão Acab e quiseram ir até o fim. Mas não ganharam nada com isto. O dobrão tão almejado foi para o fundo do mar juntamente com suas ganâncias e obsessões, se salvando apenas Ismael para contar esta história.

Moby dick. 01

A mensagem identificada por mim foi a de que devemos ter o crivo da razão, não dizer amém a tudo que nos mandam realizar, se isso vai contra nossos princípios e convicções. Mas isso não foi feito. Todos poderiam dar um fim na vingança de Acab. Respeitar a hierarquia é importante, desde que não comprometa sua integridade física.

Também o egoísmo se apresentou muito forte nesta história. Disseram amém e seguiram juntos e não pensaram nos seus, que ficaram em terra firme, aguardando o grande dia do retorno do Pequod.

Eu gostei muito desta história pelo fato da baleia não ter morrido por causa de vingança, obsessão e ganância do homem, mostrando que não devemos invadir espaços que não são nossos, a não ser que sejamos convidados e não foi esse o caso.

Eu mudaria o final, no momento em que morreram todos, menos Ismael. Acredito que deveriam sobreviver todos que eram contra a vingança do capitão, mostrando que a vingança só faz mal a que tem este sentimento.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s