Personagens vivem em caos a todo momento em “Os Miseráveis”

Por Lucas Vinícius

O livro “Os Miseráveis” conta a história de um povo miserável, que luta dia a dia para sobreviver e onde muitos esperam mudanças para um futuro melhor. Jean Valjean é um ex-detento, que foi preso por roubar um pão para ajudar a sua família. Condenado a quatro anos, ficou preso por 19, por inúmeras tentativas malsucedidas de fuga. Após ter sua liberdade, a fé que foi imposta nele fez com que acontecesse uma reviravolta em sua vida.

Na prisão, havia o inspetor Javert, que no decorrer da história encontra inúmeras vezes com Jean Valjean e isso dá fruto a várias ocasiões de conflito entre os dois. No último destes encontros, uma opção de seu perseguido faz com que Javert tenha um conflito interno.

Enquanto isso, na busca da revolução na sociedade, alguns acontecimentos dão mais emoção a tudo. Alguns personagens mudam os seus modos de enxergar a vida. Um exemplo é Marius, que, após descobrir a real história de seu pai, começa a lutar ao lado dos seus amigos estudantes a favor da revolução, virando-se contra seu avô que o criou.

Os acontecimentos da história fazem com que o leitor tenha uma sensação do que é viver na miséria. Os personagens vivem em caos a todo momento. Alguns se tornam vigaristas, com a ambição de ser ricos, fazendo chantagens, roubando e acabam ganhando a vida desse jeito.

Eu gostei da história e não mudaria nada nela. Pequenas mudanças fariam com que o trama mudasse drasticamente. O fato de ocorrerem inúmeras perseguições alimenta a desconfiança e com isso a história se passa em vários locais diferentes, até mesmo quase impedindo um grande amor.

Deixe um comentário